O estudante precisa procurar a instituição de ensino em que está matriculado(a) e solicitar atualização do seu cadastro no site da STTU (www.ieegratuita.com.br). Com os dados corrigidos pela escola/instituição de ensino, o aluno pode solicitar o seu cartão normalmente.
- Obs.: Somente as instituições de ensino tem o acesso ao sistema da STTU, para realizarem as devidas alterações no cadastro do estudante.
Sim. O estudante pode se dirigir ao Posto NatalCard Zona Sul, localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 2850, Loja 5, Chacom Center - Candelária., em outro dia, desde que seja no horário de funcionamento do posto. E não é necessário REAGENDAR A DATA, pois a partir do dia de 1º agendamento ele estará disponível no posto para retirada.
Ao realizar a solicitação, o sistema vai informar uma data e hora da entrega, somente quando o cartão for produzido. Por isso, acesse o Portal, na etapa 'MEUS AGENDAMENTOS', no mesmo dia, ou no máximo no dia seguinte, em que fez a solicitação. Assim que estiver concluída a confecção da Carteira de Estudante/cartão NatalCard, a página irá mostrar a data agendada.
O motivo do cancelamento pode ser visto na etapa 'MINHAS MENSAGENS'. Clique em um ícone de uma carta, que tem ao lado da mensagem de cancelamento, para obter informações sobre a solicitação.
As fotos são consideradas inadequadas, por uma questão de segurança, para facilitar a identificação do estudante. Por isso, as fotos devem estar legíveis e apropriadas para serem impressas no cartão, por exemplo: imagens do estudante de perfil/de lado, escuras, distantes, com óculos escuros, roupas ou gestos inadequados, são bloqueadas no sistema. É necessário enviar uma imagem no formato de foto 3x4, em arquivo de boa qualidade (de no mínimo 336 X 448 px, com a extensão jpg ou Jpeg).
Após a solicitação “Paga”, não é possível cancelar. Caso tenha solicitado e ainda não efetuou o pagamento, pode sim, ser cancelada.
Após a solicitação “paga”, sua nova Carteira Estudante/Cartão Natalcard já foi produzida. É necessário aguardar a data de entrega do mesmo. Para maior segurança do próprio usuário, nova Carteira Estudante/Cartão Natalcard anterior é automaticamente cancelada, assim que é realizada a solicitação de uma 2ª via.
Sim. É preciso apresentar o Boletim de Ocorrência Policial - BO, em caso de perda ou roubo da Carteira Estudante/Cartão Natalcard.
O aluno deverá apresentar um documento de identificação com foto.
Parentes de 1º ou 2º grau, pai, mãe, irmãos ou avós. Para que um responsável receba o cartão pelo estudante, é necessário comparecer ao Posto NatalCard Zona Sul, localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 2850, Loja 5, Chacom Center - Candelária, na data agendada, portando seu próprio RG e um documento de identificação do estudante que solicitou o serviço (RG ou Certidão de Nascimento – no caso de Avós).
Sim. Basta o estudante se dirigir a um de nossos postos de atendimento com documentação e o valor necessário.
Sim. Quando solicitado uma nova via, os créditos remanescentes são transferidos para a nova carteira/cartão NatalCard, contando que seja do mesmo titular.
Não é possível resgatar os créditos em dinheiro. Quando é realizada a recarga, os créditos inseridos, ficam automaticamente disponíveis para utilização. As passagens eletrônicas são acumulativas e não possuem prazo de validade. Os créditos podem ser transferidos para um novo cartão do mesmo titular, desde que seja solicitado junto ao NatalCard.
A Carteira de Identificação Estudantil custa 30 reais, exceto, para beneficiários do Programa CADÚNICO que a primeira via é gratuita.
Sim. É imprescindível que as instituições de ensino em geral, renovem/atualizem o cadastro dos estudantes matriculados para REGULAR, no site da STTU (www.ieegratuita.com.br) e o Estudante dirija se a um de nossos postos ou em nossas rede APP Meu NatalCard ou Portal e solicite sua via do ano vigente.
Se a mudança ocorrer no decorrer do ano vigente Não, pois a carteira deve permanecer o funcionando, o que tem que ser providenciado é a atualização do cadastro do aluno pela escola. Caso a mudança seja de um ano para outro, ai sim deverá ser feita uma nova com a Instituição e ano atualizados. Obs.: somente as instituições de ensino tem autorização para realizar alterações no cadastro do estudante, no site da STTU.
Sim. Hoje com base na legislação federal, Lei da Meia-Entrada 12.933/2013 e Decreto 8.537/2015, o documento estudantil é válido em todo o país para meia entrada, já para o transporte, de acordo com ao Artigo 30 da constituição compete a cada município legislar sobre assuntos de interesses locais. Em Natal a Carteira de Identidade Estudantil está integrada ao sistema de transporte coletivo Local (de acordo com o Decreto: Nº 10.917/2015) e Inter municipal. A passagem no transporte Inter Estadual é valida, porém seguindo as regras determinadas da quantidade de estudantes por viagem.
Apenas em casos de comprovação de problemas de natureza técnica do cartão, como, por exemplo, na leitura no validador. O usuário deverá se dirigir ao Posto NatalCard Zona Sul, localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 2850, Loja 5, Chacom Center - Candelária, onde será realizada uma análise para comprovar se o problema é de caráter técnico ou não. Em casos de mau uso, o estudante pagará a sua segunda via.