Portal do Estudante / NatalCard Estudante / Identidade Estudantil Eletrônica- IEE

1 - O estudante acessou o seu perfil no Portal e lá o status dele está IRREGULAR. Como mudar a situação para REGULAR? Os dados do estudante estão errados no Portal. Como isso pode ser corrigido?

O estudante precisa procurar a instituição de ensino em que está matriculado(a) e solicitar atualização do seu cadastro no site da STTU (www.ieegratuita.com.br). Com os dados corrigidos pela escola/instituição de ensino, o aluno pode solicitar o seu cartão normalmente.
- Obs.: Somente as instituições de ensino tem o acesso ao sistema da STTU, para realizarem as devidas alterações no cadastro do estudante.

2 - O agendamento de entrega da 1ª ou 2ª via da minha Carteira de Estudante/cartão NatalCard está marcado para uma determinada data, o estudante não pode ir buscar o cartão no período, ele poderá ir outro dia?

Sim. O estudante pode se dirigir ao Posto NatalCard Zona Sul, localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 2850, Loja 5, Chacom Center - Candelária., em outro dia, desde que seja no horário de funcionamento do posto. E não é necessário REAGENDAR A DATA, pois a partir do dia de 1º agendamento ele estará disponível no posto para retirada.

3 - O estudante solicitou a Carteira de Estudante/cartão NatalCard, no Portal, mas não aparece a data agendada. O que aconteceu?

Ao realizar a solicitação, o sistema vai informar uma data e hora da entrega, somente quando o cartão for produzido. Por isso, acesse o Portal, na etapa 'MEUS AGENDAMENTOS', no mesmo dia, ou no máximo no dia seguinte, em que fez a solicitação. Assim que estiver concluída a confecção da Carteira de Estudante/cartão NatalCard, a página irá mostrar a data agendada.

4 - Por que a solicitação da minha Carteira de Estudante/cartão NatalCard foi cancelada?

O motivo do cancelamento pode ser visto na etapa 'MINHAS MENSAGENS'. Clique em um ícone de uma carta, que tem ao lado da mensagem de cancelamento, para obter informações sobre a solicitação.

5 - Por que algumas fotos enviadas por estudantes, através do Portal, para a produção do cartão de passagens, não são aceitas?

As fotos são consideradas inadequadas, por uma questão de segurança, para facilitar a identificação do estudante. Por isso, as fotos devem estar legíveis e apropriadas para serem impressas no cartão, por exemplo: imagens do estudante de perfil/de lado, escuras, distantes, com óculos escuros, roupas ou gestos inadequados, são bloqueadas no sistema. É necessário enviar uma imagem no formato de foto 3x4, em arquivo de boa qualidade (de no mínimo 336 X 448 px, com a extensão jpg ou Jpeg).

6 - O estudante perdeu a Carteira de Estudante/cartão NatalCard e solicitou uma nova, mas em seguida, encontrou a antiga. É possível cancelar?

Após a solicitação “Paga”, não é possível cancelar. Caso tenha solicitado e ainda não efetuou o pagamento, pode sim, ser cancelada.
Após a solicitação “paga”, sua nova Carteira Estudante/Cartão Natalcard já foi produzida. É necessário aguardar a data de entrega do mesmo. Para maior segurança do próprio usuário, nova Carteira Estudante/Cartão Natalcard anterior é automaticamente cancelada, assim que é realizada a solicitação de uma 2ª via.

7 - É necessário o BO para receber a 2ª via da Carteira Estudante/Cartão Natalcard?

Sim. É preciso apresentar o Boletim de Ocorrência Policial - BO, em caso de perda ou roubo da Carteira Estudante/Cartão Natalcard.

8 - Quais documentos tenho que apresentar para receber a Carteira Estudante/Cartão Natalcard?

O aluno deverá apresentar um documento de identificação com foto.

9 -Quem pode receber recebe a Carteira Estudante/Cartão Natalcard?

Parentes de 1º ou 2º grau, pai, mãe, irmãos ou avós. Para que um responsável receba o cartão pelo estudante, é necessário comparecer ao Posto NatalCard Zona Sul, localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 2850, Loja 5, Chacom Center - Candelária, na data agendada, portando seu próprio RG e um documento de identificação do estudante que solicitou o serviço (RG ou Certidão de Nascimento – no caso de Avós).

10 - É possível solicitar a Carteira Estudante/Cartão Natalcard pessoalmente e recebê-la no mesmo dia?

Sim. Basta o estudante se dirigir a um de nossos postos de atendimento com documentação e o valor necessário.

11 - As passagens eletrônicas da Carteira Estudante/Cartão Natalcard podem ser transferidas para a nova?

Sim. Quando solicitado uma nova via, os créditos remanescentes são transferidos para a nova carteira/cartão NatalCard, contando que seja do mesmo titular.

12 - É possível resgatar o crédito da Carteira Estudante/Cartão Natalcard em dinheiro?

Não é possível resgatar os créditos em dinheiro. Quando é realizada a recarga, os créditos inseridos, ficam automaticamente disponíveis para utilização. As passagens eletrônicas são acumulativas e não possuem prazo de validade. Os créditos podem ser transferidos para um novo cartão do mesmo titular, desde que seja solicitado junto ao NatalCard.

13 - Quanto custa a Carteira de Identificação Estudantil?

A Carteira de Identificação Estudantil custa 30 reais, exceto, para beneficiários do Programa CADÚNICO que a primeira via é gratuita.

14 - É necessário fazer um nova Carteira Estudante/Cartão Natalcard?

Sim. É imprescindível que as instituições de ensino em geral, renovem/atualizem o cadastro dos estudantes matriculados para REGULAR, no site da STTU (www.ieegratuita.com.br) e o Estudante dirija se a um de nossos postos ou em nossas rede APP Meu NatalCard ou Portal e solicite sua via do ano vigente.

15 - O aluno que mudou de escola/instituição de ensino precisa fazer outra carteira de estudante/cartão Natalcard?

Se a mudança ocorrer no decorrer do ano vigente Não, pois a carteira deve permanecer o funcionando, o que tem que ser providenciado é a atualização do cadastro do aluno pela escola. Caso a mudança seja de um ano para outro, ai sim deverá ser feita uma nova com a Instituição e ano atualizados. Obs.: somente as instituições de ensino tem autorização para realizar alterações no cadastro do estudante, no site da STTU.

16 - A carteira de estudante/cartão NatalCard também vale como cartão de passagem?

Sim. Hoje com base na legislação federal, Lei da Meia-Entrada 12.933/2013 e Decreto 8.537/2015, o documento estudantil é válido em todo o país para meia entrada, já para o transporte, de acordo com ao Artigo 30 da constituição compete a cada município legislar sobre assuntos de interesses locais. Em Natal a Carteira de Identidade Estudantil está integrada ao sistema de transporte coletivo Local (de acordo com o Decreto: Nº 10.917/2015) e Inter municipal. A passagem no transporte Inter Estadual é valida, porém seguindo as regras determinadas da quantidade de estudantes por viagem.

17 -Em quais casos, o estudante fica isento de pagar a segunda via do NatalCard?

Apenas em casos de comprovação de problemas de natureza técnica do cartão, como, por exemplo, na leitura no validador. O usuário deverá se dirigir ao Posto NatalCard Zona Sul, localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 2850, Loja 5, Chacom Center - Candelária, onde será realizada uma análise para comprovar se o problema é de caráter técnico ou não. Em casos de mau uso, o estudante pagará a sua segunda via.

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